sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

15 semanas - Mitos e verdades da gravidez

Com hormônios em ebulição, nós futuras mamães precisamos manter a calma para curtir as descobertas desta fase. As obstetras Juliana Bianchi e Maria Cristina Maiolino respondem as questões mais comuns em seus consultórios.
Sexo durante a gravidez faz mal para o bebê?
Mito. “A relação sexual entre os pais deve ser estimulada, já que ajuda a manter a intimidade. Não há nenhum risco de danos ao feto, exceto em casos especiais, como surgimento de sangramento ou contrações, quando deve ser evitada”, diz Juliana Bianchi. Maria Cristina Maiolino ressalta que a gestante deverá encontrar a posição mais confortável para o sexo.
Devo praticar exercícios físicos regulares durante toda a gestação?
Verdadeiro, com restrições. De acordo com Maria Cristina, “as atividades devem ser de baixo impacto, supervisionadas sempre por um profissional especializado. Caso a paciente nunca tenha se exercitado, as atividades físicas devem ser iniciadas após o término do primeiro trimestre de gestação. Hidroginástica, ioga ou pilates são excelentes para trabalhar o corpo e a respiração”. Juliana reforça: “As atividades deixam a mãe mais bem disposta e são muito importantes para o controle do ganho de peso”.
Uma vez cesárea, sempre cesárea?
Mito, com restrições. Para Juliana, este tema merece atenção. “Após um parto cesáreo, é possível dar à luz por vias naturais, sem complicações. No entanto, mulheres que foram submetidas a duas ou mais cesáreas não deveriam eleger o parto normal, já que existe mais de uma cicatriz no útero, aumentando o risco de ruptura”, diz a obstetra.
Inchaço em grávidas é sempre sinal de que a pressão está alta?
Mito. Juliana diz que “o edema, ou inchaço, é bastante comum, principalmente no final da gestação, devido à compressão de uma veia dentro do abdômen. Nem sempre significa que a pressão está alta, mas somente o médico que a acompanha poderá avaliar o caso”. Para amenizar o desconforto, Maria Cristina sugere a drenagem linfática dos membros inferiores e o uso da meia elástica de compressão, que favorece o retorno venoso, atenuando varizes, inchaços e dores nas pernas.

Durante toda a gravidez é proibido tingir ou realizar tratamentos nos cabelos?
Mito. Maria Cristina afirma que “tinturas capilares podem ser aplicadas após o término do primeiro trimestre. O ideal é optar por tonalizantes ou produtos sem presença de chumbo na fórmula. Outros tratamentos, como alisamentos e escovas sem formol também podem ser feitos a partir deste período”.
Depois eu volto com mais mitos e verdades da gravidez. Gostaram?
Eu já estou na 15ª semana, ainda não sei o sexo, mas só de terem passado os enjôos já uma maravilha...porque eu pensei que ia derreter de tanto vomitar,affff o trem ruim.
Nosso bebê está ótimo e de acordo com o guia do bebê deve estar com uns10 cm e pesando uns 50 gramas, tá gordinho né? rsss. Os ossos já estão mais durinhos e os cabelos começam a aparecer...ai que emoção!!!
Se tiver alguma futura mamãe por aí e quiser compartilhar suas emoções fiquem à vontade tá bom? bjuss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário